RIO- Ruas desertas e escuras, chuva e uma mulher sendo perseguida por um homem que já morreu. Parece cena de filme de terror, mas é o pesadelo de Alexia (Bia Arantes), que dá início à nova temporada de "Malhação", no ar nesta segunda-feira, a partir das 17h54m. Há 16 anos no ar, a novela investe, pela primeira vez, no realismo fantástico, com uma história que envolve mistérios e paranormalidade. O folhetim gira em torno de Gabriel (Caio Paduan), um rapaz que chega ao Rio de Janeiro para cursar faculdade e acaba indo morar no quarto que pertencia a Alexia (Bia Arantes). A dupla ainda nem se conhece no início da trama, mas os jovens estão ligados por um sonho em comum e pelo número 1046, que aparecerá de diversas maneiras nos capítulos, sempre aproximando as trajetórias dos dois. Gabriel tem um dom para assuntos paranormais: o estudante mantém um blog chamado "Além da intuição", no qual investiga e comenta casos sobrenaturais. Já Alexia ainda sofre com o trauma da morte do namorado, Douglas (Pierre Baitelli), num suspeito acidente de carro. Diretor de "Malhação", Ajax Camacho é a mente por trás da temática sobrenatural, cujo projeto foi lapidado a seis mãos com a autora Ingrid Zavarezzi e o diretor-geral Mario Marcio Bandarra. Segundo ele, a ideia é mostrar para o público da novela que não existe acaso e coincidência: tudo está dentro da gente. - Acho que este é um tema que interessa a todo mundo. Milagres acontecem diariamente, conosco e com nossos amigos. Gabriel tem um dom como qualquer pessoa, só que nem todos o exercem. Muitas vezes, não enxergamos porque estamos muito voltados para os nossos problemas, mas está tudo lá - explica. Especialista em histórias para jovens ("Eles são criativos, transformadores, cheios de energia e têm uma paixão encantadora por tudo o que fazem", diz), Ingrid chamou um profundo conhecedor do realismo fantástico para ajudá-la a desenvolver a trama: Lúcio Manfredi, escritor e roteirista com foco na ficção científica. Um de seus mais recentes trabalhos é o romance "Dom Casmurro e os discos voadores", parte de uma coleção que mistura clássicos da literatura a zumbis, fantasmas e alienígenas. A moda capitaneada por livros e filmes como "Crepúsculo" e séries de TV como "True blood" torna o momento perfeito para experimentar esses temas em "Malhação", na opinião de Manfredi. - Toda essa revolução tecnológica e a internet fazem com que percamos um pouco a conexão com o fantástico, o maravilhoso. Daí o interesse da geração atual em histórias sobrenaturais. Elas resgatam essa dimensão mágica e servem de contraponto ao mundo colorido, brilhante, mas totalmente imanente da ciência - defende o escritor, que fala sobre algumas das referências utilizadas no folhetim: - Um autor que Ingrid e eu temos em nossas mesinhas de cabeceira é Philip K. Dick, que escreveu os livros e contos que inspiraram "Blade runner" e "O vingador do futuro", e cuja obra explora a realidade e a percepção que temos dela. Na hora de listar suas referências, Ingrid considera Dick seu autor preferido e diz que o filme "Matrix" mudou sua vida. Mas duas das - aparentemente - maiores inspirações desta nova temporada de "Malhação" estão nas séries de TV que mais a impactaram nos últimos tempos: "Lost" e "Gossip girl". Enquanto a primeira se reflete na aura misteriosa e, especialmente, no número que conecta os protagonistas, a segunda revela a utilização da internet e das novas tecnologias para aproximar os personagens. Fora o "Além da intuição", de Gabriel, há ainda o "Nós online", blog de notícias mantido pelos moradores da favela conhecida como Dos Anjos. A estudante de jornalismo Natália (Carla Salle) dá o pontapé inicial no projeto, tocado por Fôjo (Jonathan Azevedo) e Jefferson (Douglas Sampaio) na comunidade. Os dois sites, aliás, existirão também no "mundo real", assim como os perfis dos personagens da novela no Twitter. O expediente já foi utilizado por Ingrid anteriormente, na série "Beijo, me liga", do Multishow, e no especial de fim de ano "Tal filho, tal pai", na Globo. Doze dos jovens de "Malhação" já estão na rede de microblogs em perfis como @malhacaoalexia e @malhacaogabriel. Neles, são publicados detalhes do cotidiano do personagem e indicações de sites e notícias condizentes com seus gostos. É ainda mais trabalho para Ingrid e a equipe de colaboradores, mas ela garante que a resposta vale a pena. - É muito bacana ter esse convívio 24 horas com o público. E as pessoas entendem perfeitamente a brincadeira, que não estão ali conversando com o ator. O público entra no clima e realmente interage. Alguns insistem, tipo: "Você é da produção?", "Quem está aí escrevendo?", "Você é o fulano (o ator)?". Mas nós respondemos que são os personagens, cada um com sua personalidade, suas gírias, seus emoticons, suas idiossincrasias - ri a autora: - Na época do "Tal filho, tal pai" era tão legal que as meninas falavam comigo pelo Twitter e me pediam para "entrar online" com o personagem para que elas pudessem conversar com ele. Outra grande novidade da temporada são os múltiplos cenários. Os personagens já chegaram à faculdade, são mais velhos e com problemas mais complexos. Mas Ingrid garante que isso não significa que a novela esteja envelhecendo. - Não acho que seja isso. Até porque teremos a escola também. A faculdade aparece como um elemento que representa uma transição, o fim do ensino médio e a necessidade de escolher um caminho, uma profissão. É um momento muito difícil para todos os jovens, de perplexidade, de cobranças, de se sentir novo demais para decidir o resto da vida assim tão rápido! Por outro lado, é um momento de buscar a independência. Foi isso que tentamos mostrar - explica. Com tantas mudanças à vista, o diretor diz que o grande desafio é fazer tudo com muita qualidade. Cenas bonitas e reais, com fotografia, cenografia e figurino impecáveis são indispensáveis e, segundo ele, o objetivo está sendo atingido graças à competente equipe da novela. E como manter os pés no chão com todos esses elementos fantásticos que permeiam o texto? Ajax é enfático: o realismo vem antes de tudo. - A interpretação que estamos procurando é a naturalista porque queremos que o público acredite nas histórias daqueles personagens e tenha vontade de fazer parte daquela galera, ser amigo das pessoas. O texto da Ingrid é espetacular e, sob ele, há muitos subtextos. Por isso, todas as cenas têm um contexto interessante de mensagens. A gente dirige com uma atenção redobrada para manter o realismo que ela criou. Se dirigíamos antes com óculos, hoje, trabalhamos com uma lupa gigantesca - exemplifica Ajax que, estreante em "Malhação", diz estar adorando o trabalho com os atores mais inexperientes: - Para todo diretor, estar com atores novos é uma maravilha porque você vê a alegria, a ansiedade positiva que eles têm de fazer um bom trabalho. A gente sente o frescor da profissão nos olhos deles. É um privilégio trabalhar com uma turma iniciante.É muito bacana ter esse convívio 24 horas com o público. E as pessoas entendem perfeitamente a brincadeira, que não estão ali conversando com o ator.
(O Globo- Thaís Britto.)
Indigestão moderna
Há 6 anos