Indigestão moderna
Há 5 anos
RIO- Ruas desertas e escuras, chuva e uma mulher sendo perseguida por um homem que já morreu. Parece cena de filme de terror, mas é o pesadelo de Alexia (Bia Arantes), que dá início à nova temporada de "Malhação", no ar nesta segunda-feira, a partir das 17h54m. Há 16 anos no ar, a novela investe, pela primeira vez, no realismo fantástico, com uma história que envolve mistérios e paranormalidade.
O folhetim gira em torno de Gabriel (Caio Paduan), um rapaz que chega ao Rio de Janeiro para cursar faculdade e acaba indo morar no quarto que pertencia a Alexia (Bia Arantes). A dupla ainda nem se conhece no início da trama, mas os jovens estão ligados por um sonho em comum e pelo número 1046, que aparecerá de diversas maneiras nos capítulos, sempre aproximando as trajetórias dos dois. Gabriel tem um dom para assuntos paranormais: o estudante mantém um blog chamado "Além da intuição", no qual investiga e comenta casos sobrenaturais. Já Alexia ainda sofre com o trauma da morte do namorado, Douglas (Pierre Baitelli), num suspeito acidente de carro.
O núcleo central se completa com Babi (Marcella Rica) e Cristal (Thaís Melchior), as companheiras de apartamento de Gabriel, que logo vai engatar um romance com esta última; Ziggy (Felipe Haiut), um dos melhores amigos do estudante; e Betão (Lucas Cordeiro), um lutador de kung-fu que vai precisar lidar com muitas mudanças em casa, após descobrir que tem um irmão mais novo, Felipe (Pedro Tergolina), e que ele é cego.Diretor de "Malhação", Ajax Camacho é a mente por trás da temática sobrenatural, cujo projeto foi lapidado a seis mãos com a autora Ingrid Zavarezzi e o diretor-geral Mario Marcio Bandarra. Segundo ele, a ideia é mostrar para o público da novela que não existe acaso e coincidência: tudo está dentro da gente.
- Acho que este é um tema que interessa a todo mundo. Milagres acontecem diariamente, conosco e com nossos amigos. Gabriel tem um dom como qualquer pessoa, só que nem todos o exercem. Muitas vezes, não enxergamos porque estamos muito voltados para os nossos problemas, mas está tudo lá - explica.
Especialista em histórias para jovens ("Eles são criativos, transformadores, cheios de energia e têm uma paixão encantadora por tudo o que fazem", diz), Ingrid chamou um profundo conhecedor do realismo fantástico para ajudá-la a desenvolver a trama: Lúcio Manfredi, escritor e roteirista com foco na ficção científica. Um de seus mais recentes trabalhos é o romance "Dom Casmurro e os discos voadores", parte de uma coleção que mistura clássicos da literatura a zumbis, fantasmas e alienígenas. A moda capitaneada por livros e filmes como "Crepúsculo" e séries de TV como "True blood" torna o momento perfeito para experimentar esses temas em "Malhação", na opinião de Manfredi.
- Toda essa revolução tecnológica e a internet fazem com que percamos um pouco a conexão com o fantástico, o maravilhoso. Daí o interesse da geração atual em histórias sobrenaturais. Elas resgatam essa dimensão mágica e servem de contraponto ao mundo colorido, brilhante, mas totalmente imanente da ciência - defende o escritor, que fala sobre algumas das referências utilizadas no folhetim: - Um autor que Ingrid e eu temos em nossas mesinhas de cabeceira é Philip K. Dick, que escreveu os livros e contos que inspiraram "Blade runner" e "O vingador do futuro", e cuja obra explora a realidade e a percepção que temos dela.
Na hora de listar suas referências, Ingrid considera Dick seu autor preferido e diz que o filme "Matrix" mudou sua vida. Mas duas das - aparentemente - maiores inspirações desta nova temporada de "Malhação" estão nas séries de TV que mais a impactaram nos últimos tempos: "Lost" e "Gossip girl". Enquanto a primeira se reflete na aura misteriosa e, especialmente, no número que conecta os protagonistas, a segunda revela a utilização da internet e das novas tecnologias para aproximar os personagens.
É muito bacana ter esse convívio 24 horas com o público. E as pessoas entendem perfeitamente a brincadeira, que não estão ali conversando com o ator.
Fora o "Além da intuição", de Gabriel, há ainda o "Nós online", blog de notícias mantido pelos moradores da favela conhecida como Dos Anjos. A estudante de jornalismo Natália (Carla Salle) dá o pontapé inicial no projeto, tocado por Fôjo (Jonathan Azevedo) e Jefferson (Douglas Sampaio) na comunidade. Os dois sites, aliás, existirão também no "mundo real", assim como os perfis dos personagens da novela no Twitter. O expediente já foi utilizado por Ingrid anteriormente, na série "Beijo, me liga", do Multishow, e no especial de fim de ano "Tal filho, tal pai", na Globo. Doze dos jovens de "Malhação" já estão na rede de microblogs em perfis como @malhacaoalexia e @malhacaogabriel. Neles, são publicados detalhes do cotidiano do personagem e indicações de sites e notícias condizentes com seus gostos. É ainda mais trabalho para Ingrid e a equipe de colaboradores, mas ela garante que a resposta vale a pena.
- É muito bacana ter esse convívio 24 horas com o público. E as pessoas entendem perfeitamente a brincadeira, que não estão ali conversando com o ator. O público entra no clima e realmente interage. Alguns insistem, tipo: "Você é da produção?", "Quem está aí escrevendo?", "Você é o fulano (o ator)?". Mas nós respondemos que são os personagens, cada um com sua personalidade, suas gírias, seus emoticons, suas idiossincrasias - ri a autora: - Na época do "Tal filho, tal pai" era tão legal que as meninas falavam comigo pelo Twitter e me pediam para "entrar online" com o personagem para que elas pudessem conversar com ele.
Outra grande novidade da temporada são os múltiplos cenários. Os personagens já chegaram à faculdade, são mais velhos e com problemas mais complexos. Mas Ingrid garante que isso não significa que a novela esteja envelhecendo.
- Não acho que seja isso. Até porque teremos a escola também. A faculdade aparece como um elemento que representa uma transição, o fim do ensino médio e a necessidade de escolher um caminho, uma profissão. É um momento muito difícil para todos os jovens, de perplexidade, de cobranças, de se sentir novo demais para decidir o resto da vida assim tão rápido! Por outro lado, é um momento de buscar a independência. Foi isso que tentamos mostrar - explica.
Com tantas mudanças à vista, o diretor diz que o grande desafio é fazer tudo com muita qualidade. Cenas bonitas e reais, com fotografia, cenografia e figurino impecáveis são indispensáveis e, segundo ele, o objetivo está sendo atingido graças à competente equipe da novela. E como manter os pés no chão com todos esses elementos fantásticos que permeiam o texto? Ajax é enfático: o realismo vem antes de tudo.
- A interpretação que estamos procurando é a naturalista porque queremos que o público acredite nas histórias daqueles personagens e tenha vontade de fazer parte daquela galera, ser amigo das pessoas. O texto da Ingrid é espetacular e, sob ele, há muitos subtextos. Por isso, todas as cenas têm um contexto interessante de mensagens. A gente dirige com uma atenção redobrada para manter o realismo que ela criou. Se dirigíamos antes com óculos, hoje, trabalhamos com uma lupa gigantesca - exemplifica Ajax que, estreante em "Malhação", diz estar adorando o trabalho com os atores mais inexperientes: - Para todo diretor, estar com atores novos é uma maravilha porque você vê a alegria, a ansiedade positiva que eles têm de fazer um bom trabalho. A gente sente o frescor da profissão nos olhos deles. É um privilégio trabalhar com uma turma iniciante.
Em meio a muito medo e mistério vive Alexia, personagem de Bia Arantes. Sem se conformar com a morte de seu namoradoDoulgas (Pierre Baitelli), a estudante tenta achar forças para recomeçar, mas acaba mudando radicalmente seu estilo de vida. Em vez de tentar superar a perda, Alexia vai até o fundo do poço e começa a ter pesadelos pra lá de estranhos.
Para gravar as cenas tensas e sombrias de sua personagem, Bia Arantes tem enfrentado um ritmo intenso de gravações externas e noturnas. Morro da Conceição e Favela Tavares Bastos estão entre as locações escolhidas para compor as cenas de suspense da Alexia.
Bia Arantes é do interior de Minas Geraisnta que está admirada com os novos lugares que vem conhecendo ao longo das gravações. "Nunca tinha tido esse tipo de contato. Está sendo uma experiência incrível. Conheci espaços e pessoas que me surpreenderam da melhor forma possível", diz a atriz que ficou impressionada com a arquitetura do Morro da Conceição.e conta que está admirada com os novos lugares que vem conhecendo ao longo das gravações. "Nunca tinha tido esse tipo de contato. Está sendo uma experiência incrível. Conheci espaços e pessoas que me surpreenderam da melhor forma possível", diz a atriz que ficou impressionada com a arquitetura do Morro da Conceição.
'As casa no melhor estilo 'construção antiga' são lindas. Sinceramente, a Alexia só tem me trazido surpresas e experiências maravilhosas", conta Bia, feliz com o novo trabalho. Ficou curioso? Não perca essas cenas, que vão ao ar no primeiro capítulo da novela!
Com o convite para interpretar Alexia, uma estudante de Belas Artes e Fotografia, a atriz Bia Arantes começou a ter aulas particulares de desenho. "Fiz muitas aulas! A produção teve todo esse cuidado na construção dos desenhos e foi maravilhoso para mim. Ajudou bastante a incorporar ainda mais a personagem!"
Na trama, Alexia é uma menina depressiva, que não superou a morte do namorado em um acidente. Por isso, muitos de seus desenhos refletem essa turbulência emocional. Nas paredes de seu antigo quarto, ela desenhou monstros e seres mitológicos. "A maior dificuldade foi equilibrar o tamanho das coisas na construção do desenho. Por exemplo fazer os olhos do tamanho exato, as mãos... Meu professor teve muita paciência comigo. Mas amei aprender! Já desenhava alguma coisa, mas nada parecido com os desenhos da Alexia", conta Bia Arantes.
"É brilhante a capacidade dos artistas de criarem formas para a arte que habita suas mentes. Tenho inclusive um pintor preferido que, apesar de possuir obras fantásticas, não é muito conhecido. O nome dele é Pino Daeni. Também sou apaixonada por literatura e, para mim, cada quadro do Pino é uma poesia", completa.
Em Malhação, Alexia deixa o apartamento em que morava com Babi (Marcella Rica) eCristal (Thaís Melchior) para viver com o namorado em uma comunidade do Rio de Janeiro. Ela começa a dar aula de desenho e fotografia na ONG Sentido Obrigatório. Bia Arantes aproveitou sua experiência para compor a personagem. "Faço parte de duas ONG's. Uma delas realiza trabalhos voltados para o meio ambiente; e a outra assiste crianças carentes com aulas de informática, teatro e literatura. Infelizmente, por estarem em Minas e eu no Rio, não sou tão atuante 'fisicamente' quanto a Alexia. Ela dá aulas e convive com as crianças enquanto eu faço visitas esporádicas. Mas acredito que o envolvimento sentimental é parecido".
Desde que o namorado morreu em um acidente de moto, Alexia (Beatriz Arantes) vive em depressão. A estudante de Belas Artes e Fotografia deixou o apartamento que dividia com duas amigas, Babi (Marcella Rica) e Cristal (Thais Melchior), sem se despedir, abandonou a faculdade e desapareceu das redes sociais.
A garota foi morar e trabalhar em uma comunidade carente do Rio. Só que, mesmo tentando fugir da vida que tinha antes, ela não consegue esquecer Douglas (Pierre Baitelli). Alexia tem pesadelos horríveis com o namorado morto. O mais recente deles, deixou a garota muito impressionada.
Durante uma noite chuvosa, ela caminha por ruas estreitas e desertas. Alexia procura pelo número 1046, mas não consegue encontrar. Ouve um barulho de algo caindo e percebe que está sendo seguida. Ao se esconder em um beco, tenta fazer uma ligação, mas o celular está sem sinal. A garota tenta se acalmar e se aproxima da rua para olhar se ainda há alguém por ali. Nisso, Alexia dá de cara com um homem todo de preto. Ela foge, desesperada, e quando pensa que não vai mais aguentar continuar correndo, a garota sente alguém pegá-la pelo braço e puxá-la para trás de um muro. É Douglas, que sussurra: “Shhh, quieta, Alexia, pô!”
Alexia chora de saudade e tristeza. “Não é possível... não é possível, Douglas... Douglas, você morreu!” A garota fica arrasada cada vez que tem um sonho com ele. No dia seguinte, seus olhos estão inchados de tanto chorar. O atual namorado, Moisés (Alejandro Claveux), presidente da ONG em que ela dá aula, fica intrigado com seu jeito estranho. Um sonho que se repete será um sinal do namorado morto? A cena vai ao ar no primeiro capítulo da nova temporada, nesta segunda-feira, 29/08.
No próximo dia 29 a Globo estreia a nova temporada da trama. Além dos temas adolescentes sempre explorados, como conflito familiares, amores e amizades, contará com um tema ligado ao mistério, à paranormalidade e à hipersensibilidade.
http://www.youtube.com/watch?v=AUOi1Qh4-Ko&feature=youtu.be
1046. O que faz esse número tão especial?
O ano da morte de um santo. O remédio que salva. O símbolo do avanço humano e dos seus limites. Um ponto no mapa. Aliás, adivinha em que país?
Coincidência? Confira no vídeo ao lado.
Malhação. Está tudo conectado.